14.8.09

Fogo na aldeia / Fire in the village

Hoje houve um incêndio em Vale de Colmeias, a 200 m. da minha casa. Senti primeiro o cheiro a queimado, vim imediatamente à rua e vi os rolos de fumo que subiam no ar - demasiado perto para o meu gosto. Mas para o fogo todas as distâncias são pequenas.
Enquanto procurava o telemóvel para avisar os bombeiros, fiz entrar a Lucky e fui calçar as sapatilhas. Liguei o 117 às 16.00, os bombeiros devem ter demorado menos de 10 minutos. Passou também um avião de combate a incêndios e um helicóptero, mas trabalhadores dum campo próximo e alguns vizinhos conseguiram apagar o fogo, e felizmente porque o jipe dos bombeiros - um Land Rover - não passa na rua que dá acesso ao terreno.
Claro, não se sabe como começou o fogo... combustão espontânea não terá sido.
A sorte é que o fogo deflagrou num terreno murado, o que terá ajudado a contê-lo. As cabras que estavam no redil foram salvas por um vizinho que as fez sair para um terreno contíguo.
Falei com a Câmara Municipal de Miranda do Corvo, temos marcada uma reunião na próxima semana, para se ver in loco a possibilidade de abrirmos um novo acesso a esta zona da aldeia.
Na semana passada, felizmente, o terreno em volta da minha casa foi limpo; um amigo trouxe um tractor com um escarificador atrelado, eliminando fetos e ervas altas.

Today I called the fire department (emergency phone number: 117) because a fire started near my house. They took less than 10 minutes to arrive but their Land Rover doesn't fit the narrow street.
Some neighbours helped save the goats and managed to put out the fire.
Fortunately last week a friend came over with his tractor and cleaned my property.

Sem comentários: