11.5.08

Cobra III

Pedi uma roçadora... não, não é isso... uma roçadora é um equipamento para cortar ervas, silvas, arbustos pequenos, etc. É um instrumento temível; projecta pedras ou outros objectos com tal velocidade que pode lacerar músculo e até mesmo provocar fracturas.
Por isso os profissionais usam fatos encerados, botas, luvas, capacetes para protecção. Os não-profissionais improvisam...
Eu tenho botas, luvas, capacete; as luvas estão velhas e são finas, têm que ser substituídas.
Trouxeram-me ontem a máquina, deram-me uma explicação sobre como ligar, desligar, montar no "arreio" (umas alças que se vestem como um colete - parecidíssimo com o cinto de segurança que ponho na minha cadela para andar de carro); funciona a "gasolina" - uma mistura que se compra na bomba.
Esta traz uma cabeça com um conjunto de palhetas plásticas, que fazem lembrar uma lula.
Experimentei a máquina; o barulho e o cheiro lembram um motociclo.
O meu vizinho foi simpático e limpou o terreno das traseiras da casa, enquanto eu ia arrastando e queimando as sebes que consegui cortar de manhã.
A certa altura, passada uma hora em quase total silêncio, olhou para mim com uma expressão de surpresa, riu-se e disse-me: "Uma cobra". Fiz a mesma expressão, arregalando os olhos. Disse-lhe rapidamente "não a mate... é grande?". Com as mãos indica o tamanho - uns 50 cm. Tinha-a morto com a máquina.

Sem comentários: