21.4.08

MISSIONÁRIOS DE S. JOÃO BAPTISTA – NIB 000700000044147202723

A Eugénia Oliveira foi Enfermeira Supervisora no Hospital Pediátrico de Coimbra e desde há algum tempo encontra-se em Nampula, Moçambique, a apoiar um Hospital de Dia de VIH/Sida e uma Missão católica que apoia crianças carenciadas e suas mães.
Não posso deixar de, uma vez mais, transcrever o seu pedido e apelar à generosidade dos amigos.

Sandra
*Na foto, o pequeno Gildo com a mãe


À familia e amigos. Por favor não fiquem indiferentes a este meu SOS. Abram os anexos, divulguem entre a vossa familia e amigos e sejam generosos. Surpreendam-me. Um abraço da Eugénia



SOS – CRIANÇAS EM RISCO
No meu trabalho de voluntária, contacto, diariamente, com crianças desnutridas e infectadas com HIV/SIDA. É uma experiência muito perturbadora e angustiante. É impossível ficar indiferente perante crianças, cujos sinais de desnutrição são tão chocantes. No seu corpo minguado, de rosto envelhecido, cabelo descolorido, ventre aumentado de volume, sobressai um olhar profundo que nos provoca uma enorme inquietação. Choram, quando tentamos o contacto físico, pois tudo nelas é sofrimento. As mães, que as carregaram no ventre, foram vítimas de períodos de fome, facto que condicionou o desenvolvimento do feto
A taxa de prevalência de infecção por HIV nas mulheres é de 16.8%.
O conhecimento científico acerca de transmissão vertical Mãe/Filho, aponta para que 5 a 10% da transmissão acontece durante a gravidez. Este valor duplica durante o nascimento da criança.

Se a mãe amamentar desde o nascimento até aos 24 meses, 10 a 20% das crianças adquirem a infecção por HIV/Sida. Perante estes dados torna-se praticamente inevitável a transmissão da doença. A amamentação, é um valor inquestionável para as mulheres desta cultura, e em muitos casos, a única fonte nutritiva.

O Ministério da Saúde, confrontado com esta epidemia (assim classificada pelo próprio titular da pasta), emitiu algumas medidas, para controlar este devastador panorama de transmissão vertical. Estas normas, recomendam a introdução de substitutos do leite materno, durante os primeiros 6 meses, ou a partir desta idade, nas situações em que, asães não estão clinicamente controladas da sua doença. A introdução da alimentação artificial comporta alguns riscos. No entanto, muitas crianças podem melhorar, se beneficiarem deste tipo de alimentação.
São questões muito importantes, porque a mãe tem de estar consciente da responsabilidade de obter água potável, adquirir conhecimentos sobre a preparação dos biberões, e prever os aspectos ligados à acessibilidade e sustentabilidade financeira para a alimentação da criança. É, na concretização destes dois últimos parâmetros, que todos podemos ajudar. Quando, se recomenda a uma mãe, a substituição do leite materno por leite artificial, é necessário garantir que, alguém lho vai disponibilizar, pelo menos durante seis meses ou um ano.
Na minha experiência, constato que nenhuma família dispõe de possibilidades económicas para adquirir o leite e papas necessárias para sobrevivência do seu filho. Em média, a alimentação de uma criança, custa 30 euros por mês (1 EURO POR DIA), verba que lhes é completamente impossível disponibilizar do magríssimo orçamento familiar.



Há várias maneiras de poderem ajudar a melhorar o futuro destas crianças:

AJUDA INDIVIDUAL – contribuir com um determinado montante mensal
AJUDA COLECTIVA -Criar grupos (4 ou 5 colegas ou amigas) em que cada uma contribua com uma quantia mensal até perfazer aquela verba.
AJUDA FAMILIAR - Fazer uma recolha de fundos entre a família e amigos com o objectivo de sustentar a alimentação mensal de uma criança.




Ajude as crianças a ganharem vontade de sorrir. Não lhes negue essa oportunidade.



6 Biberões de leite para uma criança =preço de 1 bica
Refeições de uma família durante uma semana =preço de 1 pizza familiar
Refeições de uma família durante um mês=preço de um telemóvel da gama mais baixa

AJUDE FAZENDO O SEU DONATIVO PARA A CONTA dos MISSIONÁRIOS DE S. JOÃO BAPTISTA – AJUDA A CRIANÇA Nº 000441472027

NIB 000700000044147202723

Eugenia Oliveira, enfermeira voluntária no Hospital Dia de doentes com HIV /SIDA no Hospital do Marrere – Nampula, Moçambique, em colaboração com os Missionárias de S. João Baptista.

Recolha electrodomésticos velhos

As lojas Worten estão a aceitar electrodomésticos e equipamentos electrónicos velhos, para enviarem para reciclagem.
A campanha decorre até final de Setembro.

15.4.08

Freecycle

O Freecycle promove a doação de itens que "estão a mais" nas nossas casas...
Para quem quer livrar-se de objectos que já não têm utilidade (livros, discos, electrodomésticos, mobiliário, etc., etc. - a imaginação completa as reticências), há a possibilidade de os oferecer a quem os queira (é feio dizer-se que "one woman's trash is another's treasure"? - bem creio que isto se referia originalmente aos ex- mas enfim...).
Este "grupo" virtual encontra-se em no Yahoo - Groups mas é necessário efectuar um login - como qualquer web-dependente naturalmente sabe.
Para ler uma notícia recente, consultem este link.