29.7.07

Hoje a lua está cheia


A mais espantosa lua, cor de mel, sobe no céu do lado da serra da Lousã.
É de ficar com a respiração presa, tão grande é a emoção que provoca.
Para os esotéricos interessados nos Anjos da Kabbalah, MELAHEL está de serviço, trazendo-nos os dons da cura.
Para mais informação, ver http://www.outrasartes.com/23resumo

O meu novo parceiro de casa


Tenho um novo habitante na casa - um morcego.
De manhã muito cedo, com o sol a bater na janela do quarto, pensei fechar a portada.
Aí estava ele, preso à parede, negríssimo, talvez com menos de 10 cm de diâmetro. Encostei novamente a portada à parede, não fosse ele morrer ou qualquer outra coisa que a imaginação dite...
Fiquei muito contente.

Hoje fiz um bolo; daqueles que não têm nome.
Vai-se juntando um conjunto de ingredientes básicos, respeitando algumas proporções... e aí está: um bolo. Há muito que não tenho paciência para seguir receitas. Este levou alguns ingredientes que as chamadas pessoas "normais" não usam nos bolos.
Mas antes fiz leite de soja, que usei no bolo. O restante será utilizado para beber e incorporar noutras receitas. Tenho uma máquina óptima que prepara 1 litro de "leite" em 20 minutos com um custo inimaginável - qualquer coisa como 0,20€/L. Mais que qualquer outra coisa, gosto de fazer tofu (a um preço irrisório) e utilizar a okara para incorporar em receitas. A okara é o polme de soja resultante do processo.
Depois fui apanhar amoras; em menos de 15 minutos apanhei uma pequena quantidade que cobriu o fundo do recipiente que levava. Limpei-as e congelei-as; quando tiver mais faço uma compota; ou um gelado (feito com leite de soja, para desespero de alguns).

Despejos de novo

Não, não foi um intervalo... Ainda pensei que algo tivesse mudado, já não ouvia descargas há algum tempo.
Hoje, às 4 da manhã, lá estava, inconfundível, o barulho dos esgotos, monte abaixo. Pelo menos não podem ser acusados de preguiça, começam a trabalhar cedo... ou deitam-se tarde.
Apetece ter um megafone e gritar-lhes, monte acima!
Quanto às "autoridades", nada de novo. Não há resposta a queixas, não há informação por parte da comissão de moradores. E entretanto os terrenos vizinhos mudaram de dono: adivinhe-se quem comprou!

28.7.07

Dou por mim a segurar a caneca de café com as duas mãos, com o olhar fixo num pedaço de céu, de azul intensíssimo (a caminho de transcendente) recortado pelas copas de pinheiros. Estou como que em suspenso; só vejo azul brilhante recortado por verde profundo, tudo o resto escorregou para fora do campo de visão.

Fixo o sentimento no meu coração; é uma das muitas vezes em que me sinto abençoada.

Despertar

Ontem à noite decidi: amanhã vou dormir um pouquinho mais! E pus o telemóvel a despertar para as 9 da manhã.
Hoje, acordei devagarinho, com o sol a entrar pelo quarto. Uma luz dourada, quente, envolvente e deixei-me estar, contente por me sentir descansada, semi-cerrando os olhos. Nem dois minutos depois a minha cadela decidiu acordar, vigorosamente como sempre.
Entre espirros e tossidelas (agora desenvolveu uma rinite - cães da cidade...)veio "acordar" a dona, como faz todos os dias: dá saltos nas quatro patas, faz uns barulhos que são um misto de latido e rosnadela e sempre que pode sobe para a cama. Hoje começou por pôr as patas dianteiras no bordo da cama, espreguiçou-se "para cima" e aproveitou o movimento para colocar a primeira pata traseira na cama; depois, num impulso suave colocou a segunda pata na cama ao mesmo tempo que se deitava parcialmente em cima de mim. Ficou com o focinho apoiado na minha cabeça. Ri-me. Eram 7 e vinte da manhã.
Como sempre, trato dos animais primeiro; aliás, não teria qualquer sossego se não o fizesse. Abro a porta para a varanda, ponho biscoitos nas tigelas dos gatos, a caminho da cozinha levo uma dose de ração para a cadela, misturo-lhe os remédios na comida, encho a tigela com água, ponho café numa caneca e aqueço-a no micro-ondas. Tudo sincronizado para imediatamente a seguir vir à rua, caneca de café na mão, em pijama, enquanto a cadela "goes make her business".
Fico normalmente num local onde girando sobre mim proópria, vou seguindo o percurso da Névoa, somente vigiando, enquanto perambula pelo quintal. Encosta o nariz ao chão e vai seguindo uma rota que invariavelmente a leva para a zona do pomar e onde pode apanhar fruta no chão e comer; é uma gulosa e sobretudo uma comilona. A enorme macieira está a perder imensas maçãs, ainda verdes; e a minha cadela passa o dia a mordiscar Bravo de Esmolfe que a dona ainda não teve a chance de provar.

27.7.07

Palestra Agricultura Biológica

Agricultura Biológica
Palestra apresentada pela Engª Elsa Canavarro (Escola Superior Agrária de Coimbra)

Sábado, 28 de Julho às 15.30 horas
No Café Falcão - Vale de Colmeias

Participe e seja solidário:
Traga 1 pacote de leite meio-gordo ou 1 pacote de cereais para o pequeno-almoço. Estes donativos são para a Comunidade Juvenil S. Francisco de Assis, que acolhe 60 jovens.

25.7.07

A palavra espalhou-se rapidamente e numa semana a Com. Juvenil S. Francisco de Assis, em Eiras, recebeu dádivas em cereais e leite que asseguram os pequenos-almoços e lanches até Setembro. A quem apoiou, um enorme obrigada.
Um novo pedido surgiu: azeite, óleo, produtos de higiene (champô, pasta dentífrica, gel banho, sabonetes, papel higiénico...). A Comunidade abriga 60 crianças e jovens até aos 18 anos.
Podem entregar os vossos donativos na Comunidade - Vale do Seixo, Eiras - ao cuidado da Madre Teresa.
Os contactos da Comunidade: Comunidade Juvenil Francisco de Assis - Vale do Seixo - 3020-085 Coimbra | telefone 239 826 351 | NIB Caixa Geral de Depósitos 0035 0255 00185136630 69

Não se deixem desanimar pelo que "não podem fazer": cada contributo é importante!
Já agora: tudo o que damos volta a nós multiplicado. Partilhar, para além de uma questão de responsabilidade social, é sobretudo uma demonstração de confiança na abundância divina e um acto espiritual. Cada acto de partilha (recomendo vivamente o dízimo)é um depósito no nosso "banco espiritual".
Um grande abraço!